quarta-feira, 12 de maio de 2010


COMO ENSINAR UMA CRIANÇA COM TDAH

EDUCAR É UMA TAREFA QUE EXIGE MUITA PACIÊNCIA, DEDICAÇÃO, AFETO E TREINAMENTO.


Existem algumas dicas de grande valia para serem utilizadas com os portadores na hora da aprendizagem:

• A PREPARAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTUDO É MUITO IMPORTANTE. Deve-se evitar um lugar barulhento, com ruídos e o entra e sai de pessoas.

• Para estabelecer um bom vínculo, olhe nos olhos e ouça o que o portador tem a dizer.

• Repita várias vezes as regras de forma clara e objetiva, sem um tom de cobrança. Peça-o para repetir o que entendeu sobre o que acabou de ouvir.

• O uso de marcadores de texto, gráficos, figuras, jogos têm um papel importante no processo de aprendizagem do portador de TDAH.

• Estimule a participação do portador em tarefas variadas, pedindo que faça pequenos favores como dar um recado ou buscar um objeto em outro lugar.

• Freqüentemente elogie os avanços no processo de aprendizagem, encorajando-o a continuar.
• Quando perceber o portador se dispersando, aproxime-se dele, toque-o nos ombros, olhe-o nos olhos, altere o seu tom de voz e mude seus gestos.

• Na sala de aula o portador deve sentar-se próximo à professora, para que esta possa destinar-lhe a atenção necessária sem causar-lhe constrangimento.

Qualquer que seja a abordagem pedagógica adotada pela escola no processo ensino-aprendizagem deverá sempre ser usada uma metodologia que considere o aluno como um ser único, com características próprias, habilidades e dificuldades ímpares e que possa construir a sua aprendizagem sendo atendido em suas necessidades individuais.

3 comentários:

  1. Edna, achei genial todo o novo conteúdo do blog. Parabéns. Muito útil, prático e esclarecedor. Obrigado. Do companheiro de Bauru, Ângelo.

    ResponderExcluir
  2. Edna por favor preciso de um e-mail pra falar com vc. Preciso de orientação...meu e-mail é danielleuzun@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edna adorei estou muito satifeita com todas as explicações que você deu em seu blog o meu filho se chama Kevin e ele é um caso a parte ele é um autista que ainda não fala, mais desenvolveu a lado carinhoso com as pessoas interagi com todos ao seu redor gosta de fazer amigos,e aceita as mundanças com mais facilidade, adora números e musicas.vou deixar o meu e-mail marynogueira20@hotmail.com, se comunique conigo precisco de mais dicas de ajuda obrigada.

    ResponderExcluir