quinta-feira, 2 de setembro de 2010
ADAPTAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO – É um projeto que orienta as atividades escolares proporcionando guias de ações úteis para o professor (segundo Cesar Coll).
ADAPTAÇÃO CURRICULAR – É o conjunto de modificações necessárias nos:
OBJETIVOS;
CONTEÚDOS;
METODOLOGIA;
ATIVIDADES;
AVALIAÇÕES;
Para atender as dificuldades no princípio da individualização.
COMO CHEGAMOS A ADAPATAÇÃO CURRICULAR
Inicialmente era feito um Programa de Desenvolvimento Individual (PDI).
Esta programação era desenvolvida:
- por um especialista;
- sem a participação do professor regente;
- sem vínculo com o currículo regular;
- com caráter individualista.
Atualmente é feita Adaptação Curricular Individual (ACI).
Esta adaptação é feita:
- pelo professor regente ou com o especialista;
- baseada no currículo;
- procurando fazer o menor número de alterações possíveis;
- tem caráter individualista, mas pode ser estendido a outros alunos caso seja conveniente.
PRINCÍPIOS DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Adaptação Curricular está fundada em quatro critérios básicos:
1- O que o aluno deve aprender.
2- Como e quando aprender.
3- Que formas de organização do ensino são mais eficientes no processo de aprendizagem.
4- O que, como e quando avaliar o aluno.
ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO
- criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento;
- propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar;
- favorecer a participação escolar nas atividades escolares;
- propiciar o mobiliário específico necessário;
- fornecer ou atuar para aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários;
- adaptar materiais de uso comum em sala de aula;
- adotar sistemas de comunicação alternativos para os alunos de comunicação oral.
ADAPTAÇÕES DOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS
- Priorizar objetivos e conteúdos que sejam essenciais para aprendizagem posterior.
- Priorizar os objetivos que enfatizem a capacidade e habilidades básicas de atenção, participação e adaptação do aluno.
- Eliminar os conteúdos menos relevantes ou secundários para dar mais enfoque aos conteúdos essenciais.
- Introduzir reforço de aprendizagem e a retomada de determinados conteúdos para garantir o seu domínio.
- Sequenciar os conteúdos que requeiram processos gradativos.
ADAPTAÇÕES NOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Selecionar um método acessível ao aluno.
- Alterar os métodos definidos para o ensino.
- Introduzir atividades complementares para reforçar ou apoiar a aprendizagem.
- Introduzir atividades alternativas, para que o aluno realize enquanto os colegas realizam outras atividades.
ADAPTAÇÕES NOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Alterar o nível de abstração de uma atividade oferecendo recursos de apoio, sejam visuais, auditivos, gráficos ou materiais concretos.
- Alterar o nível de complexidade das atividades. Ex: simplificar um problema matemático.
-Alterar e adaptar a seleção de materiais. Ex: livros em Braille, computador, calculadora.
ADAPTAÇÕES NA TEMPORALIDADE
- Adaptar o período para alcançar determinados objetivos.
- Alterar o tempo previsto nos procedimentos didáticos e nas atividades.
ADAPTAÇÕES NAS AVALIAÇÕES
- Alterar se necessário as formas, instrumentos, técnicas, critérios, linguagem, ou tempo e oferecer outras oportunidades de promoção.
NÍVEIS DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR
1- Projeto Pedagógico (currículo escolar):
- Adaptações nesse nível referem-se a medidas de ajuste do currículo em geral. Elas devem focalizar a organização escolar e os serviços de apoio.
2- Sala de Aula:
- Adaptações nesse nível são realizadas pelo professor e destinam-se à programação das atividades de sala de aula.
3- Individual:
- Adaptações nesse nível têm como base o currículo regular e é processual de acordo com a necessidade do aluno.
DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR
Adaptações nesse nível têm caráter funcional, são significativas e elaboradas para alunos com déficits graves e permanentes, que não consigam alcançar os objetivos, conteúdos e componentes propostos no currículo regular. Devem ser realizadas por especialistas com a ajuda da família e após uma avaliação psicopedagógica.
AS MEDIDAS CURRICULARES DEVEM CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:
- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno.
- Fundamentar-se na análise do contexto escolar e familiar, que favoreça a identificação dos elementos adaptativos necessários.
- Contar com a participação da equipe docente, da técnica da escola e com o apoio de uma equipe psicopedagógica, se necessário.
AS MEDIDAS CURRICULARES DEVEM CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:
- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas.
- Evitar que as programações individuais sejam definidas com prejuízo para a escolarização de aluno, seu desempenho, promoção escolar e socialização.
- Adotar critérios rigorosos para realizar adaptações curriculares extremas.
MENSAGEM
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encará-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos”.
(Paulo Freire)
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