1-) Pessoas com Altas Habilidades são indivíduos com necessidades
educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação brasileira
e internacional. Porém, as iniciativas para o seu apoio ainda são
insuficientes na sociedade brasileira
2-) Superdotados são educandos que apresentam notável desempenho
e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou
combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador,
capacidade de liderança, talento especial para arte, habilidades
psicomotoras. Superdotados necessitam, portanto, atendimento educacional
especializado
3-) Altas Habilidades, por lei, são consideradas EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ou
seja, educação especial, são espécie de necessidades especiais, como a
deficiência também é.
4-) Por isso O Alto Habilidoso necessita de estímulos educacionais
diferenciados, já que é imprescindível o aprofundamento nas matérias de
interesse, nas quais possui Alta Habilidade, e o equilíbrio nas demais,
nas quais provavelmente apresentará deficiência, já que praticamente se
interessará apenas pela área da qual gosta.
6-) Quantitativamente, a OMS (Organização
Mundial da Saúde) coloca a porcentagem dos Alto Habilidosos em 5% por
cento de qualquer população. Ou seja, em uma empresa com 1.000
funcionários, 50 teriam Altas Habilidades. Em uma escola com 500 alunos,
25 teriam Altas Habilidades. Seguindo este raciocínio, temos 4 milhões
de superdotados em São Paulo. Entretanto, o índice da OMS leva em
conta somente pessoas com Altas Habilidades cognitivas, ou seja, não estão
incluídos neste índice Habilidades Artísticas, Corporais, Musicais, etc..
A estimativa que se faz, segundo pesquisas da APAHSD, é de que a
porcentagem de Altos Habilidosos em uma população, seja de 10% (dez
por cento), em média.
Características do AH
As crianças com
Altas Habilidades não devem apresentar, necessariamente, todas as
características abaixo.
(Dados extraídos de
MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)
1 – Aprende fácil e rapidamente.
2 – É original, imaginativo,
criativo, não convencional.
3 – Está sempre bem
informado, inclusive em áreas não comuns.
4 – Pensa de forma
incomum para resolver problemas.
5 – É
persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).
6 – Persuasivo, é
capaz de influenciar os outros.
7 – Mostra
senso comum e pode não tolerar tolices.
8 –
Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das
coisas.
9 - Adapta-se
com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10 - É esperto
ao fazer coisas com materiais comuns.
11 - Tem
muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
12 – Entende
a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 – Tem
vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14 – Aprende
facilmente novas línguas.
15 -
Trabalhador independente.
16 – Tem bom
julgamento, é lógico.
17 – É flexível
e aberto.
18 –
Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade
cronológica.
19 - Mostra
sacadas e percepções incomuns.
20 - Demonstra
alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21 - Apresenta
excelente senso de humor.
22 – Resiste
à rotina e à repetição.
23 – Expressa
idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.
24 - É
sensível à verdade e à honra.
No caso de Alto Habilidosos
Cognitivos:
1- Vocabulário
avançado
2- Perfeccionismo
3- Críticos
4- Contestadores
5- Não gostam de
rotina
6- Grande interesse
por temas abordados por adultos
7- Facilidade de
expressão
8- Desafia
professor e colegas
9- Conseguem
monopolizar atenção de professor e colegas
10-Preferem
geralmente trabalhar de forma individual
Por causa da falta de estímulo
recebido em casa e na escola, estas crianças podem apresentar:
1- Baixo rendimento
escolar, por falta de interesse nos conteúdos ministrados pelas escola
2- Decepção e
frustração por não se sentirem atendidos nem compreendidos.
3- Desinteresse nos
estudos.
4- Comportamento inadequado. Muitas
vezes confundido com: hiperativos, com crianças com distúrbios comportamentais
ou déficit de concentração.
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